Menu

9 lições que você precisa saber sobre a fase de cria

Por em 18 de agosto de 2021

Quer ter uma Fábrica de Bezerros? A hora é essa. Preparamos um resumão com as 9 lições do quarto capítulo da jornada do Pecuarista de Sucesso, que tratou sobre as boas práticas de manejo na fase da cria. Venha maratonar com a gente!

Lição 1: Índices Zootécnicos

O primeiro passo para ter uma fábrica de bezerros é saber medir todos os índices zootécnicos que envolvem essa fase. Taxa de prenhez, taxa de desmame e muito mais. Clique no link abaixo e saiba quais são esses indicadores, como calcular e a importância de cada um na tomada de decisão.

Saiba quais são os cinco índices zootécnicos estratégicos na fase de cria

Lição 2: Nutrição de Matrizes

A boa nutrição das matrizes antes e durante a gestação é primordial para ter uma bezerro saudável e com boa capacidade de ganho de peso. Quer entender os motivos? Então, conheça a relação entre programação fetal e a qualidade da carcaça.

Relação entre programação fetal e qualidade de carcaça

Lição 3: Bezerro do Cedo

Existem algumas estratégias para ter bezerros mais pesados ao desmame, uma delas começa no planejamento da estação de monta. Saiba como produzir bezerros do cedo, que são aqueles que nascem no início da estação de parição. Veja como fazer esse bezerro!

Por que produzir bezerro do cedo?

Lição 4: Creep Feeding

Outro manejo que contribui para ter bezerros mais pesados ao desmame é o Creep Feeding, um sistema de alimentação em cocho privativo. Saiba os benefícios deste manejo,  quando fazer e as recomendações para não elevar os custos de produção.

Creep feeding: estratégia na criação de bezerros

Lição 5: Boas Práticas ao Desmame

Depois de tantos cuidados com as matrizes e com o nascimento, não relaxe no desmame. Existem algumas boas práticas que são necessárias para ter animais pesados e com terminação precoce. Saiba quais são essas dicas!

Bezerro desmamado: tudo o que você precisa saber

Lição 6: Gestão dos Dados

A fase de cria envolve muitas operações, começa na reprodução e vai até o desmame. A gestão dos dados durante todo processo evita prejuízos e contribui para definir o custo do seu bezerro. Veja o que é preciso medir e como chegar no custo de produção da cria.

Como fazer um controle eficiente da fase de cria?

Lição 7: Maternidade

Para garantir a boa continuidade de todo investimento feito na reprodução, é preciso ficar atento a alguns procedimentos na maternidade. Momento delicado, que vai garantir um bezerro saudável e precoce. Veja quais são essas boas práticas!

Vacas Prenhas: cuidados para uma boa safra de bezerros

Lição 8: Custo de Produção

Apesar das boas cotação do bezerro, é preciso fazer contas para conhecer o valor do custo da produção desta cria. Saiba como calcular o custo do bezerro e todos os aspectos que devem ser considerados.

Como calcular o custo do bezerro e ter lucro na cria, recria ou terminação?

Lição 9: Cria em tempos de seca

Como  fazer cria em tempos de seca? Essa é a última lição da Fábrica de Bezerros, que você aprende com a experiência de um Pecuarista de Sucesso. A Fazenda Santa Encarnação compartilhou como faz o manejo e a gestão para produzir 2 mil bezerros por ano.

Cria em tempos de seca: O que podemos aprender com o exemplo da Fazenda Santa Encarnação?

Pecuarista de Sucesso

Parabéns! Você finalizou mais um capítulo do Pecuarista de Sucesso, uma jornada de conhecimento que a iRancho preparou pra você. Já falamos sobre gestão pecuária, mercado, nutrição e, agora, terminamos as lições sobre a fase de cria. Se você perdeu algum destes temas, abaixo o link com o resumão sobre cada um. Nossa próxima missão é trazer todo conhecimento sobre a Estação de Monta. Venha com a gente!

6 Lições de gestão para o sucesso da fazenda de pecuária de corte

Sete lições sobre o mercado da pecuária de corte

Seis lições de nutrição animal que todo pecuarista deve saber

SOBRE O AUTOR

Preencha o formulário e garanta seu teste grátis

Av. 136, 638 - 3 andar - St. Marista, Goiânia - GO, 74180-040

(62) 3414-7361
(62) 98139-3868
© iRancho - Sistema de Gestão Pecuária de Corte. CNPJ: 26.542.466/0001-02
Open chat