Menu

Seis lições de nutrição animal que todo pecuarista deve saber

Por Andrea em 12 de julho de 2021

O terceiro capítulo da jornada do Pecuarista de Sucesso chegou ao fim. Foram 6 lições sobre nutrição animal voltadas para o período seco. Em conclusão deste capítulo, abaixo um resumão com os principais pontos que todo pecuarista deve estar atento, com o link de cada lição para você consultar e estudar. 

Lição 1: Planejando a Nutrição

Em primeiro lugar, para obter uma boa dieta é preciso planejar a nutrição animal. Antes de comprar grãos e suplementos, entenda as necessidades do rebanho, conheça a estrutura da fazenda e o histórico. Afinal, aprendemos muito com os erros e acertos de anos anteriores. Nesta lição, veja como planejar, o que considerar e como mensurar os resultados.

Lição 2: Manejo de Cocho

O sucesso da nutrição animal não depende só de uma dieta bem formulada. O manejo de cocho, por exemplo, é essencial. Erros neste processo podem afetar o ganho de peso e, acima de tudo, causar distúrbios metabólicos, comprometendo a saúde dos animais.  Saiba o que está certo e errado na leitura de cocho. 

Lição 3: Dieta

Hoje existem muitas opções e tecnologias que ajudam o pecuarista a entregar a melhor nutrição. Certamente é preciso de um nutricionista para balancear a dieta, mas existem aspectos que otimizam o consumo e evitam perdas. A mistura dos ingredientes é um exemplo disso, que faz toda diferença para que o rebanho receba no cocho a ração balanceada com o mínimo de variação. Nesta lição, veja como a tecnologia ajuda na precisão da nutrição animal.

Lição 4: Pasto e Silagem

Medir e gerenciar. Essa é a lição quando o assunto é pasto e silagem. Ou seja, não é só largar o rebanho no pasto ou colocar a silagem no cocho. É preciso conhecer os componentes nutricionais disponíveis para balancear a alimentação e obter a máxima produtividade. Então, siga algumas boas práticas. 

Lição 5: Confinamento a Pasto

No período seco o pecuarista busca formas mais rentáveis para fazer a terminação do rebanho. O confinamento a pasto, por exemplo, é uma opção viável em tempos de custos em alta. Um sistema que não exige grande investimento em estrutura. No entanto, precisa de um bom manejo. Explicamos o passo a passo desta estratégia na lição abaixo.

Lição 6: Processando o Milho

O processamento do milho é outra opção com melhor custo benefício no período seco. No entanto, nem todos os processo são rentáveis. Veja como evitar desperdício e, acima de tudo, como aproveitar ao máximo o alto valor energético contido no grão.

Pecuarista de Sucesso

O próximo capítulo do Pecuarista de Sucesso vai trazer as lições que envolvem a fase de cria. Um conteúdo importante nesta jornada de conhecimento que o iRancho preparou para você, pecuarista. Lembre-se: um bom manejo caminha junto com uma boa gestão. Por isso, você não pode deixar de conhecer o sistema iRancho, o maior e mais completo software de gestão pecuária do mercado. Quer testar? Clique aqui

Veja o resumo dos dois últimos capítulos do Pecuarista de Sucesso:

6 Lições de gestão para o sucesso da fazenda de pecuária de corte

Sete lições sobre o mercado da pecuária de corte

SOBRE O AUTOR
Andrea

Preencha o formulário e garanta seu teste grátis

Av. 136, 638 - 3 andar - St. Marista, Goiânia - GO, 74180-040

(62) 3414-7361
(62) 98139-3868
© iRancho - Sistema de Gestão Pecuária de Corte. CNPJ: 26.542.466/0001-02
Open chat