Menu

Sete lições sobre o mercado da pecuária de corte

Por Andrea em 17 de junho de 2021

O segundo capítulo da jornada do PECUARISTA DE SUCESSO chegou ao fim. Foram 7 lições importantes sobre o mercado da pecuária de corte. Afinal, controlar as ações da porteira para dentro é possível, mas controlar o mercado é impossível. Por isso, estar atento aos movimentos e preparado com uma boa gestão são os caminhos para ter lucro. Veja o resumão com as sete lições deste capítulo para você rever, estudar ou consultar quando necessário. 

LIÇÃO 1: Ciclo Pecuário 

O Ciclo Pecuário é o que rege o mercado na pecuária de corte. Ele é responsável pelas oscilações do preço da arroba do boi gordo e também dos animais de reposição.  Em resumo, mais do que a lei da oferta e da procura, quem manda é o ciclo pecuário. Veja como isso funciona:, são informações para um bom gerenciamento da produção. 

LIÇÃO 2:  Preço da arroba e o lucro

A arroba do boi gordo chegou a R$ 300,00 em algumas praças do Brasil (DBO/2021). O valor histórico é reflexo da baixa oferta de animais. Momento de bons resultados financeiros para o pecuarista. Mas isso significa que a fazenda é eficiente? Resposta: uma fazenda eficiente é aquela que ganha dinheiro até mesmo quando o preço da arroba está em baixa. Nesta lição, estão alguns segredinhos de gestão que ajudam todo pecuarista a ter lucro em qualquer fase do preço da arroba.

LIÇÃO 3: CICLO PDCA

Se você não pode controlar o mercado, então precisa ao menos controlar as ações da sua fazenda. Por isso, o assunto desta lição é o Ciclo PDCA, uma ferramenta de gestão usada mundialmente e presente nas melhores fazendas do Brasil. Complicado? Nada disso! Explicamos, passo a passo, como usar e como aplicar esse modelo de gestão na sua fazenda.

LIÇÃO 4: Controle dos Dados

O controle dos dados da fazenda é o começo de tudo na boa gestão. Em primeiro lugar, medir e registrar o que está acontecendo na fazenda para, depois, tomar decisões. Ação necessária para manter o planejamento, calibrar as decisões e utilizar melhor os recursos financeiros, produtivos e o tempo. Veja, então, o que controlar e como controlar sua fazenda.

LIÇÃO 5: OFERTA DO BOI GORDO

Na pecuária de corte, a oferta depende da quantidade de animais que os pecuaristas estão dispostos a colocar no mercado em função dos preços ou do período. Contudo, não é tão simples assim. Vários fatores afetam o desempenho animal, a capacidade produtiva da fazenda e a renda da atividade pecuária. O que dificulta manter a escala produtiva e ter boi gordo para o abate durante todo o ano.

LIÇÃO 6: FORMAÇÃO DA ARROBA DO BOI GORDO

Já pensou quais são as variáveis que afetam a formação de preço do boi gordo e a sua lucratividade? Certamente, entender a formação de preços da arroba será um diferencial importante na hora de elaborar o planejamento produtivo e na tomada de decisão.

LIÇÃO 7: CASO DE SUCESSO

A cada final de capítulo conversamos com um PECUARISTA DE SUCESSO para que ele compartilhe suas experiências e segredos de gestão. Desta vez, nosso entrevistado é o Junior Cavalli, dono das fazendas Pureza, em Santa Rita do Pardo – MS e Fazenda Santa Luzia, em Ribas do Rio Pardo – MS. Ele faz ciclo completo, tem uma gestão estratégica e consegue os melhores momentos para a venda. Mas para isso, além de estudar o ciclo pecuário e entender como funciona, Junior Cavalli traz algumas dicas e indicadores preciosos que o acompanham. Veja quais são elas.

PECUARISTA DE SUCESSO

A jornada do PECUARISTA DE SUCESSO  continua. Vamos entrar na oitava semana e o próximo capítulo é sobre NUTRIÇÃO ANIMAL. 

Caso você esteja chegando agora, saiba que o conteúdo acima traz todas as lições do segundo capítulo e, abaixo, o link com o resumão do primeiro capítulos. Você vai se surpreender com tanta informação

Veja Também:

6 Lições de gestão para o sucesso da fazenda de pecuária de corte

SOBRE O AUTOR
Andrea

Preencha o formulário e garanta seu teste grátis

Av. 136, 638 - 3 andar - St. Marista, Goiânia - GO, 74180-040

(62) 3414-7361
(62) 98139-3868
© iRancho - Sistema de Gestão Pecuária de Corte. CNPJ: 26.542.466/0001-02
Open chat