Menu

Gestão Pecuária: saiba como fazer o controle da sua fazenda

Por Fabíola Lino em 30 de maio de 2021

A jornada por uma gestão pecuária eficiente continua. Na lição passada, explicamos como o Usar o Ciclo PDCA na sua fazenda. Abordamos como fazer o planejamento da sua fazenda e, acima de tudo, em como estar preparado para as oscilações no preço da arroba de acordo com o ciclo pecuário.  

Nesta lição, vamos falar sobre controle. Uma ação necessária para manter o planejamento, calibrar as decisões dentro da fazenda, utilizar melhor os recursos financeiros, produtivos e o tempo. É fundamental medir e registrar o que está fazendo para ter parâmetros para comparação e melhorar a gestão da fazenda. Veja, então, o que controlar e como controlar sua fazenda.

1. Capacitar para controlar

A gestão pecuária depende de uma equipe capacitada e alinhada com os objetivos e metas da fazenda. Por isso, o primeiro passo é ter colaboradores que conheçam os manejos e os controles que serão realizados e a forma correta de conduzi-los. Bem como, reconhecer os erros, de preferência durante a execução, para corrigi-los em tempo hábil. 

Além disso, é necessário que a equipe entenda a importância de anotar as ocorrências diárias e os dados produtivos do rebanho. A gestão da fazenda depende totalmente de uma coleta de dados bem feita e confiável. 

Por isso, é importante capacitar a equipe, avaliar o seu desempenho e manter uma boa comunicação entre os colaboradores. Reconheça os acertos e utilize estratégias como por exemplo, a bonificação quando as metas forem atingidas.  

A equipe é ponto chave na execução do planejamento, na coleta de dados, no controle das operações na fazenda, gerando impacto direto nos resultados. Por isso, capacite, cuide e valorize sua equipe. 

2. O que é preciso controlar? 

Para verificar se o que foi planejado foi executado corretamente e as metas foram atingidas, é preciso controlar os resultados. Controles que passam pela reprodução e produção, pelo financeiro até pela equipe. Siga esse check-list:

  • Na parte reprodutiva, controle os dados das matrizes, taxas de prenhez, desmama, pesos, intervalos entre os partos;
  • Na produtiva, controle o ganho de peso, produção de arrobas, pastagem, consumo de suplementos, mortalidade, entre outros;
  • No financeiro, controle os custos, receitas, investimentos e dívidas;
  • Na equipe, controle cargos, salários, produtividade, entre outros aspectos do seu interesse.  

3. Como controlar?

A tomada de decisão nos momentos marcantes do ciclo pecuário depende das informações produtivas e financeiras da fazenda. Por isso, os dados obtidos na fazenda precisam ser armazenados e analisados para gerar informação. Sem informação a gestão da fazenda fica limitada.

Muitas vezes as fazendas possuem anotações, mas estão desorganizadas, sem ordem cronológicas ou até mesmo ilegíveis, o que dificulta usá-las no planejamento da atividade. 

Na pecuária atual, competitiva e tecnificada, é indispensável fazer uso de um software de gestão para o controle de dados. Com ele, você armazena, consulta, analisa e compara dados produtivos e financeiros para gerar informações da situação atual da fazenda. 

O iRancho é um sistema de gestão de fazendas que faz o registro de todos os dados referentes ao animal e ao rebanho. Dessa forma, facilita o controle produtivo, reprodutivo e financeiro da fazenda. No iRancho você registra os nascimentos, compras, vendas, mortes, transferências de fazendas, mudanças de pastos, as categorias, protocolos sanitários e reprodutivos, nutrição (suplementação, ração) entre outros. Assim você terá informações para elaborar o planejamento, executar as atividades, monitorar e tomar as melhores decisões em busca de maior lucratividade. Você pode conhecer essas funcionalidades em um teste grátis!

Pecuarista de Sucesso 

Encerramos mais uma semana da jornada do Pecuarista de Sucesso. Nas últimas lições, explicamos o ciclo pecuário e a importância deste conhecimento para fazer a gestão da fazenda, traçar estratégias e planejar a produção de acordo com os momentos de alta e baixa do ciclo. Nesta lição, mostramos que para manter esse planejamento e calcular se as mestas foram atingidas é preciso controle das informações.

Abaixo, o link das lições anteriores, que você poderá rever e, portanto, completar esse quebra-cabeça. Na próxima semana tem mais Pecuarista de Sucesso, continue nesta jornada de conhecimento.

Lições Anteriores:

Gestão Pecuária: saiba como usar o PDCA na sua fazenda

Gado de Corte: você conhece o ciclo pecuário?

Fabíola Lino SOBRE O AUTOR
Fabíola Lino

Doutora em Zootecnia, professora universitária e Diretora Estadual da Associação Brasileira de Zootecnistas.

Preencha o formulário e garanta seu teste grátis

Av. 136, 638 - 3 andar - St. Marista, Goiânia - GO, 74180-040

(62) 3414-7361
(62) 98139-3868
© iRancho - Sistema de Gestão Pecuária de Corte. CNPJ: 26.542.466/0001-02
Open chat