Menu

Alta na arroba do boi gordo: 5 passos para aproveitar o momento e lucrar

Por em 24 de maio de 2021

A arroba do boi gordo chegou a R$ 300,00 em algumas praças do Brasil. O valor histórico é reflexo da baixa oferta de animais para o abate. Momento de bons resultados financeiros para o pecuarista. 

Mas isso significa que a fazenda é eficiente? Resposta: uma fazenda eficiente é aquela que ganha dinheiro até mesmo quando o preço da arroba está em baixa. Para esclarecer, a iRancho listou 5 passos para garantir lucro em qualquer fase do ciclo pecuário.

1º Passo: tenha metas de produção

Defina metas de produtividade (arroba/hectare/ano) para ter um volume bom de carcaça na hora da venda. Ou seja, avalie as métricas da fazenda para definir as metas a serem atingidas para o ganho de peso total (GPT), ganho médio diário (GMD), rendimento de carcaça (RC), rendimento do ganho (RG) e ganho de carcaça (GC). 

2° Passo: custo x benefício

Pondere a boa relação entre volume de produção, indicadores técnicos e o custo da arroba produzida. Certamente o ideal é que o custo da arroba produzida fique abaixo do preço da arroba vendida. Mas tenha cuidado com a ilusão do custo mínimo, gastar pouco com resultados ruins não é uma opção. O certo é manter uma boa relação custo x benefício.

3º Passo: planejando a reposição

O produtor que tem boi pronto para a venda está aproveitando a alta da arroba. Aquele que já comprou a reposição está com estoque valorizado. No entanto, quem não adquiriu a reposição precisa planejar para fazer uma boa compra. Defina qual animal você precisa, quanto pode pagar e se o animal atende às suas metas de produção. Acima de tudo se a fazenda tem condições de levar esse animal a atingir os índices de produtividade que você precisa para fechar as contas. 

4º Passo: compra de insumos

Saiba quais insumos necessários e a quantidade. A programação de compras deve ser feita de acordo com as atividades (cria, recria ou terminação) e a época do ano. Controle o estoque. Em primeiro lugar, para não perder produtos e ter prejuízos financeiros. Em segundo lugar, para não comprar em cima da hora, com risco de não encontrar o insumo desejado ou pagar mais pelo produto.

5º Passo: de olho no mercado

Fique atento às oscilações do mercado. Acima de tudo na hora de comprar insumos e vender o gado. Entenda os aspectos que influenciam na formação de preço da arroba do boi gordo. Por exemplo: oferta, demanda, venda de fêmeas e a cotação do dólar.  

Conclusão

Em resumo,  faça planejamento. Garantir bons resultados técnicos alinhados ao custo da arroba produzida, permite aproveitar ao máximo as altas nos preços da arroba e obter lucro. Mas para essa combinação perfeita é preciso gestão das informações da sua fazenda. Então, conte com um software de gestão pecuária para lançar os dados diários e para ter informações dos resultados produtivos e financeiros. Experimente usar o iRancho por 7 dias grátis e entenda como é importante a gestão para conseguir a máxima lucratividade. Clique aqui e teste já!

PECUARISTA DE SUCESSO

Essa é a segunda lição do capítulo Mercado e Ciclo Pecuário desta jornada de conhecimento para ser um pecuarista de sucesso. Se você perdeu a primeira lição, clique aqui e entenda o ciclo pecuário na produção do gado de corte. Mas se você está chegando agora, preparamos um resumão das últimas 6 lições para ter sucesso na pecuária de corte. ??

Veja Também:

Gestão de compras de insumos: comprar bem para vender melhor

Oferta x Demanda e a formação de preços da arroba

SOBRE O AUTOR

Preencha o formulário e garanta seu teste grátis

Av. 136, 638 - 3 andar - St. Marista, Goiânia - GO, 74180-040

(62) 3414-7361
(62) 98139-3868
© iRancho - Sistema de Gestão Pecuária de Corte. CNPJ: 26.542.466/0001-02
Open chat