Estação de monta com vários gados pretos da raça brangus caminhando de frente em um pasto verde

4 dicas essenciais para a estação de monta de bovinos

Quando se trata da avaliação da estação de monta de bovinos, é importante considerar o registro de custos e se preparar para superar alguns desafios que permeiam essa avaliação.  

Quer saber quais custos são esses e conferir as nossas dicas? Continue a leitura!

Por que é importante fazer a avaliação da estação de monta de bovinos?

Antes de tudo, é importante ressaltar que a avaliação da estação de monta é fundamental para alcançar eficiência em vários aspectos. Tais como:

Eficiência reprodutiva

Ajuda a determinar a eficácia do manejo reprodutivo e contribui para o aumento da produtividade. Afinal, o bezerro é a matéria-prima da produção de carne. Sendo assim, é imprescindível atentar-se às atividades reprodutivas e às parições.

Genética e qualidade do rebanho

Permite monitorar o desempenho reprodutivo individual de cada animal, possibilitando a seleção dos melhores reprodutores e fêmeas. Isso contribui para escolher quais animais manter no rebanho e quais serão descartados.

Controle de custos

Avaliar a estação de monta também envolve a análise de custos associados à reprodução, como insumos reprodutivos, alimentação e assistência técnica.

Essa avaliação permite a otimização dos recursos financeiros, identificando áreas em que é possível reduzir despesas sem comprometer a eficiência reprodutiva ou que necessitam de maior investimento.

Planejamento estratégico

Com base na análise dos resultados, é possível adaptar estratégias e adotar práticas para aprimorar o desempenho reprodutivo, como a seleção de novos protocolos, adequação do manejo alimentar e melhoria da infraestrutura.

Prevenção de problemas

Outro motivo importante para realizar a avaliação é a possibilidade de, a partir do diagnóstico do cenário, conseguir se antecipar a ponto de identificar problemas para a reprodução e, assim, buscar medidas preventivas em tempo hábil.

Quais custos registrar durante a estação de monta?

Os custos durante a estação de monta na bovinocultura de corte podem variar significativamente dependendo de diversos fatores. Para exemplificar, selecionamos neste artigo os custos mais comuns nesse período:

  • insumos: aquisição de sêmen, medicamentos e produtos para protocolo reprodutivo e sanitário;
  • alimentação: suplementos, adubação de pastagens, controle de pragas e invasoras;
  • infraestrutura: manutenção de instalações, troncos de contenção e equipamentos;
  • assistência técnica: serviços de veterinários, zootecnistas e outros profissionais;
  • controle e monitoramento: implementação de sistema de gestão agropecuária;
  • funcionários: remuneração, contratações, dentre outras atividades.

 

Por isso, é importante que a análise dos custos seja acompanhada pela avaliação do desempenho reprodutivo do rebanho. Afinal, isso garante a eficiência e rentabilidade da operação pecuária. 

4 dicas para ter sucesso na estação de monta de bovinos

Alguns desafios fazem parte da rotina do pecuarista nesse processo. Mas nada que não possa ser contornado em busca de uma gestão eficiente e no aumento da produtividade da atividade pecuária. Foi pensando em otimizar a rotina que separamos algumas dicas. Confira:

1. Faça treinamentos com seus colaboradores

Os funcionários da fazenda têm um papel fundamental na coleta e registro das informações da fazenda.

Em contrapartida, é normal que muitos deles não estejam familiarizados com softwares e ferramentas tecnológicas para manipulação de dados.

Por isso, é importante reservar um tempo para apresentar a ferramenta de gestão, suas funcionalidades e para quê elas servem. 

2. Escolha uma ferramenta de gestão fácil de usar

Sempre procure por soluções simples e intuitivas para o registro e armazenamento dos dados.

De preferência, que ofereçam a geração automática de indicadores e relatórios, para simplificar tanto na lida diária quanto na fase de implementação e adaptação dos colaboradores à nova ferramenta de trabalho. 

3. Elabore um cronograma de atividades

A falta de tempo ou priorização de outras atividades na fazenda não devem ser empecilhos para o registro das informações. Para superar esse desafio, é recomendável criar um cronograma para guiar as ações e distribuir as tarefas de maneira organizada.

Outra estratégia eficiente é designar um colaborador responsável por lançar todos os registros no sistema. 

4. Utilize ferramentas que funcionem sem internet

O iRancho, por exemplo, é um software de gestão que pode ser usado em áreas de difícil conexão sem prejuízo na coleta de informações.

A ferramenta também dispõe de aplicativo para registrar suplementos, nascimentos, mortes ou qualquer outro dado diretamente do celular, mesmo em áreas sem conexão à internet, como no meio do pasto. 

Certamente, superar esses desafios muitas vezes demanda uma abordagem que combina conscientização, capacitação, suporte técnico e, em alguns casos, ajustes na infraestrutura da propriedade.

Como o iRancho pode ajudar?

O iRancho é um sistema de gestão pecuária intuitivo e especializado, que facilita a coleta de dados e o armazenamento das informações mais importantes da sua fazenda, como controle de insumos e nutrição, controle da reprodução e integração de dados genéticos.

A análise de dados genéticos e reprodutivos facilita a seleção criteriosa de reprodutores e auxilia na identificação de fêmeas com problemas reprodutivos. Além disso, manter informações sobre a genealogia ajuda na escolha de animais que contribuem para a melhoria genética do rebanho.

O iRancho armazena um histórico reprodutivo do rebanho, o que facilita análises comparativas entre as estações de monta realizadas na fazenda. Isso possibilita a geração de relatórios personalizados essenciais para o planejamento da fazenda.

E as vantagens não param por aí. Com base em dados, é possível ajustar protocolos e criar manejos personalizados. Assim, você pode desenvolver seu próprio manejo, escolher as atividades desejadas no curral, nomear e salvar a atividade para execução offline. São mais de 9 ações disponíveis para personalizar o seu manejo.

Pecuarista, precisa de ajuda na coleta e análise de dados da sua fazenda? Conheça o iRancho e comece grátis.

 

Veja também:

Como calcular o custo do bezerro e ter lucro na cria, recria ou terminação?

Melhoramento genético de gado de corte – Como fazer um programa eficiente

Recuperação de pastagem: quando fazer e dicas de preservação

Compartilhe:

Assine nossa Newsletter!