Vários gados da raça Nelore bem robustos, contemplam a estação de monta. Eles olham intensamente para a câmera. E bem ao fundo, u

Estação de monta e a importância da avaliação dos indicadores na sua fazenda

A estação de monta é muito importante para otimizar o desempenho animal, bem como a eficiência reprodutiva do rebanho e a produção de bezerros.

Nesse sentido, a estação de monta abrange o período reprodutivo no qual as fêmeas são expostas à reprodução, seja por meio de monta natural com o uso de touros ou inseminação artificial. Por isso a sua avaliação é de suma importância.

Tradicionalmente, a estação de monta coincide com a estação chuvosa no Brasil, período que oferece condições favoráveis para a produção de forragem.

Dessa forma, tal prática possibilita maior aporte nutricional e recuperação de condição corporal das fêmeas, favorecendo os resultados reprodutivos.

Por isso, amigo pecuarista, implementar a estação de monta é uma prática que contribui para uma gestão mais precisa do negócio pecuário, pois resulta consequentemente em uma estação de parição e de desmame. E com isso, há maior organização dos manejos e uso de insumos

Diante disso, entenda porque a  avaliação da estação de monta é importante, e quais indicadores devem ser considerados. Boa leitura!

Quais indicadores calcular na avaliação da estação de monta?

Gado Nelore robusto, olhando intensamente para a câmera em plena estação de monta. E ao fundo, um lindo pasto de fazenda com grama verde e céu azul e limpo
Prepare-se para fazer avaliação na estação de monta. Fase perfeita para otimizar a eficiência reprodutiva do rebanho. (Fonte: Canva)

A avaliação da estação de monta é essencial para compreender os resultados técnicos e financeiros, bem como para identificar possíveis gargalos. 

De antemão, quando nos referimos a essa avaliação, fala-se sobre o cálculo de indicadores, custos, identificação de falhas e acertos. Ou seja, uma avaliação abrangente de todas as atividades realizadas durante a estação de monta. 

Por isso, é importante ressaltar que a coleta de dados desempenha um papel crucial nesse processo. E nesse sentido, para obter os dados necessários e confiáveis para a avaliação da estação de monta, é essencial contar com um controle eficiente. 

Faça agora uma simulação com iRancho.

Desse modo, recomenda-se o registro individual de cada animal, datas de inseminação, partos, alimentação, condição corporal, peso, custos, entre outros. Além disso, a  utilização de tecnologias, como softwares de gestão pecuária, é mais do que crucial para facilitar o controle e a análise dos dados.

Nesse contexto, o iRancho emerge como um importante aliado dos pecuaristas, possibilitando o registro individual de cada animal, incluindo dados de desempenho, uso de insumos, manejos e custos. 

Veja também: 10 Lições que você precisa saber antes da Estação de Monta

Quais principais indicadores calcular para avaliar?

Os indicadores refletem de maneira clara o resultado do conjunto de práticas de genética, nutrição, sanidade e manejo aplicadas na propriedade. Sendo assim, veja alguns indicadores estratégicos para avaliação da estação de monta:

Saiba tudo sobre o manejo sanitário aqui.

  • Período de serviço: refere-se ao intervalo entre o parto de uma vaca e sua próxima concepção. Dessa forma, isso impacta diretamente no intervalo de partos, que é a soma do período de gestação da vaca e o período de serviço.
  • Taxa de prenhez: representa o número de vacas prenhes em relação ao total de fêmeas em reprodução. Nesse sentido, recomenda-se realizar o cálculo também por categoria (nulípara, primípara, secundípara e multípara). Pois essa medida é importante para avaliar a eficiência reprodutiva de cada grupo de fêmeas e identificar possíveis áreas de melhoria no manejo reprodutivo. Exemplo: (nº de fêmeas prenhas /nº fêmeas em reprodução) x 100 >> Ex: 50 vacas ficaram prenhes e 100 fêmeas foram expostas à reprodução. Taxa de prenhez: (50/100) x 100 = 50% de prenhez.
  • Taxa de Concepção: é a quantidade de fêmeas que ficaram prenhes em comparação ao número de fêmeas inseminadas durante um período específico. Portanto, essa taxa está relacionada à fertilidade das fêmeas, qualidade do sêmen e do manejo reprodutivo aplicado. Exemplo = (nº de fêmeas prenhes / total de fêmeas inseminadas ou cobertas) x 100 >> Ex: Das 50 vacas inseminadas, 15 ficaram prenhes ao diagnóstico de gestação. Taxa de Concepção: (15/50) x 100 = 30% de concepção.

Não perca: Eventos do Agro: confira o calendário de exposições em 2024

Outros indicadores importantes

  • Taxa de Serviço ou Inseminação: número de fêmeas inseminadas em relação ao total de fêmeas aptas para inseminação em um determinado período. Exemplo: (nº de animais inseminados / total de animais aptos para inseminação ou cobertura) x100 >> Ex: 100 vacas aptas para inseminação e 30 foram inseminadas. Taxa de inseminação: (30/100) x 100 = 30% de vacas inseminadas.
  • Taxa de mortalidade: indica a porcentagem de animais que morreram. Mas a perda de animais não é desejável, portanto, devem ser implementados cuidados com alimentação, sanidade e manejo, visando assegurar o bem-estar e a saúde do rebanho.

Ademais, é importante enfatizar que os indicadores devem ser avaliados e comparados dentro da realidade da propriedade, considerando as metas estabelecidas e garantindo que sejam realistas e alcançáveis.

Qual é o momento ideal para fazer a avaliação da estação de monta? 

O momento ideal para avaliar a estação de monta deve considerar os objetivos da propriedade e a disponibilidade de dados. Dessa forma, logo após o término da estação de monta, quando todos os eventos reprodutivos já ocorreram, é um momento fundamental para avaliar os resultados. Nesse momento, os dados coletados durante toda a estação de monta estão disponíveis e é possível calcular os indicadores e os custos

Confira quais custos registrar durante a estação de monta aqui. 

Contudo, é importante considerar avaliações intermediárias ao longo da estação de monta. Pois elas podem ser benéficas para identificar precocemente problemas e implementar correções, permitindo ajustes no manejo e nas estratégias adotadas. 

Por fim, ao se aproximar da próxima estação de monta, é aconselhável revisar os resultados da estação anterior. Isso permite ajustes e melhorias nas práticas de manejo reprodutivo. 

Com avaliação correta e mais dados sobre o rebanho, a estação de monta torna-se mais estratégica. Veja na prática como o iRancho pode te ajudar nisso e comece grátis

Este conteúdo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais e envie aos seus companheiros e companheiras de lida! 

Gado de corte Nelore na fazenda, em plena estação de monta, olhando para a tela do iRancho: sistema de gestão de fazenda
Com o iRancho fica fácil coletar e armazenar os dados do seu rebanho.

Compartilhe:

Assine nossa Newsletter!