Na imagem, temos diversos bovinos de coloração branca e, apenas um de cor preta, atrás de um cerca. Ao fundo, vemos várias árvores e também do lado direito dos animais. Imagem ilustra matéria de Integração Lavoura Pecuária Floresta.

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: como implementar em uma propriedade?

A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, ou ILPF, é uma estratégia de produção sustentável que vem ganhando bastante espaço nas fazendas brasileiras.

O principal objetivo do ILPF é realizar, de forma planejada, atividades agrícolas, florestais e pecuárias em uma mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotativo.

Além de otimizar o uso da terra e elevar a produtividade do pasto, o sistema também beneficia o bem-estar animal, graças a fatores como o maior conforto térmico.

Como implementar o ILPF em uma propriedade?

Para que um projeto de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta saia do papel, o primeiro passo é definir a área da propriedade que será utilizada. Além disso, é necessário fazer uma análise das condições do solo. Feito isso, é hora de projetar o sistema.

De maneira geral, o ILPF é feito em renques, ou seja, faixas arborizadas formadas por linhas únicas, duplas ou triplas de árvores, normalmente plantadas com grandes espaçamentos entre renques, acima de 30 metros.

As árvores que farão parte desse espaço precisam atender a requisitos, como, por exemplo:

  1. espécie que melhor se adapta à região;
  2. arquitetura da copa;
  3. facilidade de estabelecimento;
  4. exigências do mercado;
  5. tipo de raiz;
  6. ritmo de crescimento;
  7. controle de erosão e escorrimento superficial de águas da chuva;
  8. sombra;
  9. compatibilidade com pastagens e com o gado. 

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e eucalipto

Plantação de eucalipto em uma dia ensolarado e com céu azul, ilustrando a matéria de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
Plantação de eucalipto. Reprodução/Embrapa

Normalmente, a espécie de maior potencial de utilização em uma Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é o eucalipto.

A preferência pelo eucalipto se dá devido ao seu rápido crescimento, oferta de clones adaptados a diferentes regiões, copa rala, elevado rendimento econômico e múltiplos usos como a produção de madeireiros e não madeireiros.

Além do eucalipto, outras espécies como a acácia, pinho cuiabano, mogno africano e o cedro australiano também são utilizadas em algumas regiões.

Produção Sustentável

Assim, como vimos acima, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta vem se consolidando como uma das principais técnicas de produção sustentável nas fazendas brasileiras.

Em outras palavras, o ILPF é uma excelente alternativa para produtores que desejam aumentar a produtividade do pasto, sem deixar de lado o bem-estar dos animais.

Mas, para ter uma visão completa da propriedade ao implementar o ILPF, o produtor precisa contar com um software de gestão que mostra uma visão completa do negócio.

Através de um sistema completo, a iRancho oferece o melhor software para gestão pecuária e simplifica o processo.

Você está buscando soluções para tornar seu negócio mais rentável?

Entre em contato com o nosso time.

Compartilhe:

Assine nossa Newsletter!