Menu

Sete lições sobre bem-estar animal na pecuária de corte

Por em 28 de outubro de 2021

O bem-estar animal é a ordem do dia na pecuária. A adoção de boas práticas no manejo de bovinos de corte é essencial em todas as fases da vida dos animais, do nascimento ao abate. Mais que contribuir com a eficiência do rebanho, esse manejo racional é uma função social que traz qualidade de vida para os animais, segurança para a equipe e ainda abre mercados. 

Por isso, dedicamos um capítulo inteiro da jornada do Pecuarista de Sucesso para o tema, trazendo sete lições que devem estar no dia a dia do produtor rural. Para você maratonar, preparamos um resumão com todos os assuntos e os respectivos links.

1°Lição:  Conforto Térmico

O conceito de bem-estar animal na pecuária engloba o ambiente social, físico e ambiental, mas o clima é o que mais preocupa os produtores brasileiros. Afinal, estamos em um país tropical e ambientes quentes e úmidos trazem impactos no desempenho produtivo e reprodutivo do rebanho. Certamente, esse cenário associado ao calor metabólico do animal reduz a capacidade de eliminar o calor corporal, resultando em uma condição chamada de estresse térmico.

Estresse térmico: veja como garantir o bem-estar animal e a produtividade

2°Lição:  Água Limpa

Garantir uma água de qualidade e em abundância é um dever de todo pecuarista. Além do bem-estar animal, a água está associada ao ganho de peso e ao índice de mortalidade entre os bezerros. Quem explica isso é o consultor Fernando Loureiro, um especialista no assunto.

Vem ver: https://bit.ly/2YDCmkW

3°Lição:  Nada nas Mãos

O manejo dos animais deve ser feito com calma e sem o uso paus, ferrões ou bandeiras. A técnica “Nada nas Mãos” é um manejo muito recomendado, trazendo inúmeros benefícios para o rebanho. A veterinária Adriane Zart explica os benefícios.

Clique aqui e assista: https://bit.ly/3BlWneo

4°Lição:  Manejo em Confinamento

Existem cuidados a mais para quem faz confinamento e semiconfinamento. Afinal, os animais estão fora do seu ambiente natural, que é o pasto e precisam se adaptar ao novo local sem estresse. Veja algumas dicas de bem-estar animal na pecuária intensiva, clicando aqui : https://bit.ly/3G8FSVx

5°Lição:  Transporte Seguro

Você sabia que o transporte de animais pode provocar estresse, contusões e até perda na qualidade da carne? Por isso, são necessárias algumas boas práticas no transporte dos bovinos, seja para comercialização, confinamento, exposição, reprodução ou abate.

Clique aqui e veja algumas dicas que vão minimizar os riscos e os impactos negativos nos animais, desde o embarque no veículo até o destino final.

6°Lição:  Cinco Liberdades

Farm Animal Welfare Coun­cil (FAWC), que é um comitê de bem-estar animal criado pelo Governo da Grã-Bretanha, estabeleceu princípios que levam em consideração as cinco liberdades fundamentais dos animais em produção. Veja quais são elas e como aplicá-las na sua fazenda.

Bem-estar Animal: conheça 5 princípios que você deve seguir

7°Lição:  Inspire-se

Conhece a Temple Grandin? Psicóloga e zootecnista, Temple Grandin revolucionou as práticas de bem-estar animal em fazendas e frigoríficos em todo o mundo. Controlar o barulho, o espaço físico e o trato são alguns dos princípios que ela defende. Uma de suas principais invenções foi o curral curvo, aproveitando a tendência natural do bovino de caminhar de volta para onde veio e, assim, facilitar o manejo dos animais. Clique no link abaixo e inspire-se com ela.

Temple Grandin: produtividade e sustentabilidade de mãos dadas

Pecuarista de Sucesso

Parabéns! Você encerrou mais um capítulo do Pecuarista de Sucesso, uma jornada de conhecimento promovida pela iRancho. Toda semana muita informação sobre manejo e gestão para uma pecuária mais sustentável e lucrativa. Abaixo o “resumão” de outros capítulos desta jornada. Na próxima semana, começamos um novo tema com muita informação sobre a fase de recria. Esperamos você!

10 Lições que você precisa saber antes da Estação de Monta

9 lições que você precisa saber sobre a fase de cria

SOBRE O AUTOR

Preencha o formulário e garanta seu teste grátis

Av. 136, 638 - 3 andar - St. Marista, Goiânia - GO, 74180-040

(62) 3414-7361
(62) 98139-3868
© iRancho - Sistema de Gestão Pecuária de Corte. CNPJ: 26.542.466/0001-02
Open chat