integração lavoura pecuária floresta; gado de corte

Integração lavoura-pecuária-floresta: quais os benefícios dessa técnica?

Componente vital para o meio ambiente e para a produção de alimentos, o solo é um recurso natural que deve ser considerado patrimônio da humanidade.

Contudo, não é de hoje que o uso irresponsável da terra para a agropecuária vem sendo responsável pela devastação do solo e pela perda de vegetação natural do Brasil. 

Só para se ter uma ideia, de acordo com o Mapbiomas, entre 1985 e 2019 nosso país perdeu área de vegetação nativa equivalente a 10,25% do território nacional.

Contudo, desde a implantação da integração lavoura-pecuária-floresta nas propriedades Brasil afora, essa é uma realidade que cada vez mais vem ficando no passado.

Confira os benefícios de implantar a integração lavoura-pecuária-floresta na sua propriedade.

Benefícios da integração lavoura-pecuária-floresta

Como já mencionamos por aqui, a integração lavoura-pecuária-floresta, a cada ano, vem ganhando mais espaço nos campos brasileiros.

integração lavoura pecuária floresta; gado de corte

Além da diversificação da área, essa técnica traz diversos benefícios tanto para o produtor quanto para a sua propriedade.

Por exemplo:

  1. melhor utilização da área – proporciona uma ocupação da área durante todo o ano;
  2. otimização da mão de obra, máquinas e implementos dentro da propriedade;
  3. diversificação da fonte de renda – mais segurança para o produtor, mantém o solo em uso durante todo o ano e gera mais empregos no campo;
  4. fixação de carbono devido ao plantio de árvores, o que garante um equilíbrio na produção da pecuária;
  5. qualidade do solo – maior quantidade de matéria orgânica, maior ciclagem de nutrientes, melhores condições para desenvolvimento de microrganismos, maior infiltração de água, menor perda de umidade e menor risco de erosão.
  6. sustentabilidade – reduz a pressão pela abertura de novas áreas e pelo desmatamento;
  7. redução da temperatura do ambiente – as árvores trazem conforto térmico para o gado tanto no calor quanto no frio, quando evitam geadas e protegem do vento.

De que forma a integração lavoura-pecuária-floresta  contribuiu para o bem estar animal?

Além de valorizar a propriedade, a integração lavoura-pecuária-floresta aumenta também o bem estar do gado de corte.

Um dos grandes benefícios é a sombra vinda da plantação das árvores.

Quando comparado a um animal que vive sob o sol, o gado que vive em propriedades ricas em sombra rumina melhor, vai menos vezes ao bebedouro, apresenta melhores condições para que a reprodução seja eficiente e permanece mais tempo se alimentando.

Outro ponto é que o animal que vive em pastos sombreados, devido ao conforto térmico que as sombras proporcionam, é muito mais eficiente em seu metabolismo, sendo assim, muito mais produtivo e lucrativo para o produtor.

CONCLUSÃO

Assim, como vimos acima, a integração lavoura-pecuária-floresta é uma técnica que traz diversos benefícios tanto para o produtor quanto para a sua propriedade.

Para ter uma visão completa da propriedade e não deixar passar nada despercebido, a dica é poder contar com um software para gestão que mostra uma visão completa do negócio.

Através de um sistema completo, a iRancho oferece o melhor software para gestão pecuária simplificando sua gestão.

Deixe de lado os sistemas complexos e foque na melhoria dos resultados da sua fazenda. 

Entre em contato com o nosso time e solicite um teste gratuito.

Gostou desse conteúdo? 

Compartilhe com um amigo e siga a nossa página no Instagram para receber dicas e novidades sobre gestão pecuária.

Compartilhe:

Assine nossa Newsletter!