Na imagem, temos 3 bezerros de cor preto em um pasto com vegetação verde. Na frente, temos um animal olhando diretamente para a câmera e dois ao fundo. Foto ilustra matéria de creep feeding.

Creep feeding: estratégia na criação de bezerros

O creep feeding é um sistema de alimentação em cocho privativo no qual somente o bezerro tem acesso durante a fase de cria. Como resultado, visa melhorar o desempenho produtivo, aumentar o peso à desmama e acostumar o animal à suplementação no cocho. 

As respostas dos bezerros à suplementação em creep feeding dependem de alguns fatores como forragem disponível, produção de leite da mãe, genética do bezerro, idade, sexo e, acima de tudo, o tipo de suplemento utilizado e o consumo deste. 

O leite materno fornece a maior parte dos nutrientes necessários para o desenvolvimento do bezerro na sua fase inicial de vida. Contudo, a partir do segundo mês de vida, o leite não consegue suprir totalmente a exigência energética do bezerro. 

Dessa forma, a oferta de suplemento alimentar por meio do creep feeding corrige as deficiências nutricionais do leite e da forragem disponível durante o período de cria dos bezerros. Assim, aumenta a taxa de crescimento, o ganho de peso, a eficiência alimentar e resulta em maior peso dos bezerros ao desmame. 

O que fazer pós-desmame?

O pecuarista com o creep feeding terá crias mais pesadas e lotes uniformes, possibilitando menor tempo de criação até o abate e um giro mais rápido na produção. Contudo, a nutrição pós desmame será decisiva para obter essa precocidade de abate. 

Animais que tiveram acesso ao sistema de creep feeding não devem ser colocados em pastos ruins após a desmama, pois apresentarão pior desempenho e perderão peso. O ganho de peso adicional obtido na cria será perdido na recria

Em outras palavras, a alimentação dos animais nas fases seguintes deve ser igual ou superior à fornecida na fase anterior. Do contrário, faltarão nutrientes para suprir as necessidades de manutenção dos animais e promover o ganho de peso.

Portanto, após o desmame, que ocorre no início da estação seca em fazendas que realizam estação de monta, os bezerros devem continuar recebendo suplementação ou entrar em uma recria intensiva/confinada. 

Creep feeding: devo utilizar ou não? 

Na imagem, temos 3 bezerros de cor branca. Em foco, observamos dois animais e mais ao funoo,o outro bezerro. Animais estão em pasto com um lindo paisagem de céu. Foto ilustra matéria de creep feeding. A resposta a essa pergunta é simples, depende dos objetivos e da realidade de cada fazenda.

O pecuarista que tem como meta desmamar um bezerro pesado para recriá-lo e reduzir a idade ao abate, precisa planejar a nutrição na recria para garantir que os bons resultados continuem.

Já as fazendas de cria, que vendem seus bezerros à desmama, conseguem agregar valor ao produto (bezerro). No entanto, é preciso gerenciar o consumo de suplemento, avaliar os custos deste aporte na nutrição e das instalações do creep feeding. Além disso, também é necessário estimar se o valor da venda dos bezerros pagará todos os custos.

Já pensou em como controlar os custos da atividade animal?

Conte com a iRancho para gerenciar tudo que acontece na fase de cria.

Compartilhe:

Assine nossa Newsletter!