Menu

Como tornar a gestão pecuária mais eficiente, produtiva e estratégica

Por em 16 de maio de 2021

A Fazenda Vera Cruz do Água Limpa, localizada em Britânia-GO, carrega muita história e uma gestão que é passada de geração a geração. Hoje, a propriedade trabalha com ciclo completo e é gerida por dois irmãos: Fábio Carneiro e Flávio Carneiro. Contudo, foi lá na década de 1960 onde tudo começou, com o avô dos pecuaristas. 

Desde que assumiu os negócios da família, há 11 anos, os irmãos têm trabalhado para inovar a gestão da fazenda e aplicar estratégias que contribuem para a produtividade e rentabilidade da Vera Cruz. 

O grande problema

Até o ano de 2018, todas as informações e atividades realizadas na propriedade eram registradas em inúmeras planilhas e em pilhas de papel. Só para se ter uma ideia, registrar as pesagens dos animais em caderninhos e depois compará-las com pesagens anteriores era uma tarefa complicada e cansativa. 

Faltava informação, organização, não se sabia se determinado animal havia passado mesmo no curral e, por consequência, não havia análise correta da situação nem tomada de decisão estratégica para cuidar melhor do rebanho. Resultado: uma gestão um tanto quanto improdutiva. 

“Chegou num momento em que precisávamos ter uma informação mais fácil, confiável e uma forma mais simples para trabalhar no curral”, conta Fábio Carneiro. Foi neste momento, em 2019, que os irmãos passaram a buscar um software de gestão. 

A solução

O primeiro contato com uma ferramenta desse tipo não foi muito bem sucedido, e os irmãos continuaram procurando uma plataforma que pudesse atender às necessidades da fazenda. A solução veio quando Fábio conheceu o iRancho, em 2019. Desde então, a gestão da Vera Cruz do Água Limpa tem aliado tecnologia à produtividade, eficiência e rentabilidade. 

A exemplo dessa produtividade, Fábio cita a velocidade com que as pesagens – manejo mais realizado na fazenda – são feitas no curral. “Hoje, a gente consegue fazer pesagem e aparte de 250 animais por hora, em média. Um lote que hoje faço em menos de duas horas, antes gastava quase que um dia inteiro”, revela. 

Além disso, Fábio destaca outra mudança com a implantação da gestão digital: “Já conseguimos fazer a entrada de 1.300 animais para o confinamento, passando cada um duas vezes, pesando e depois apartando, em um dia”. 

Essa eficiência é possível graças às possibilidades do iRancho. Hoje, o sistema se comunica com diferentes tipos de balanças e bastões eletrônicos, o que permite mais produtividade nos manejos. 

Dentre os benefícios que o sistema trouxe à rotina da Vera Cruz, Fábio também destaca a leveza e a interface “à prova de peão” do sistema, como ele mesmo diz: simples e fácil de usar. “E para mim o grande diferencial é o suporte que nos é dado, o atendimento está realmente empenhado em solucionar os nossos problemas”, aponta o pecuarista. 

Atualmente, o iRancho já conta com mais de 1 milhão de animais registrados em sua base e quase 500 assinantes. O sistema, considerado um dos mais completos e fáceis de usar na pecuária de corte, tem como principal diferencial, segundo Fábio Carneiro, o suporte, que funciona de domingo a domingo. “O atendimento está realmente empenhado em solucionar os nossos problemas”. 

Planejamento e investimento

Além do investimento em soluções tecnológicas, a Fazenda Vera Cruz do Água Limpa também investe em consultoria. O professor universitário e consultor em nutrição de bovinos de corte, Renato Dib, presta consultoria à propriedade há 10 anos. 

Ele consulta os dados sobre o desempenho do rebanho a partir do iRancho para realizar o seu trabalho na propriedade e destaca o quanto um sistema de gestão é fundamental para a geração de informação confiável. 

“Primeiro, sem informação precisa não há como tomar decisão. Segundo, os detalhes que fazem a diferença, e o detalhe vem da informação precisa. Terceiro, a tecnificação é uma condição sine qua non (essencial) para quem quer ficar na atividade. E quem não intensificar vai sair do mercado”, explica Renato. 

Quais são as possibilidades do iRancho?

De pecuarista para pecuarista, o iRancho foi desenvolvido para oferecer uma visão ampla e sistêmica do negócio pecuário, permitindo uma gestão completa, com registro de informação e análise de todos os dados para a tomada de decisão na fazenda. 

Ele permite fazer o controle:

Além disso, o iRancho já possui parcerias com vários programas de melhoramento genético, permitindo essa gestão e acompanhamento na fazenda. Não importa se o pecuarista tem 40 cabeças ou 70 mil, o sistema é democrático e atende do pequeno ao grande pecuarista.

Pegou a visão, pecuarista? A gestão da Fazenda Vera Cruz é exemplo de que investir em tecnologia, inovação, conhecimento e prática especializada é a receita para o sucesso. Nesse sentido, Fábio Carneiro é direto: “Busque tecnificação, busque conhecimento ou então coloque uma placa de ‘vende-se’ na porteira da fazenda”. 

Vamos praticar uma gestão inteligente? Conte com iRancho e descubra como a sua fazenda pode melhorar todos os resultados e estratégias. 

A jornada do Pecuarista de Sucesso continua…

Veja as lições anteriores:
Escrituração zootécnica: o que é, e para que serve?
Pecuarista de sucesso: quer ser um? O segredo está na equipe da sua fazenda

SOBRE O AUTOR

Preencha o formulário e garanta seu teste grátis

Av. 136, 638 - 3 andar - St. Marista, Goiânia - GO, 74180-040

(62) 3414-7361
(62) 98139-3868
© iRancho - Sistema de Gestão Pecuária de Corte. CNPJ: 26.542.466/0001-02
Open chat