Pontos de atenção no resultado do confinamento de bovinos de corte

O segredo de uma boa nutrição de animais confinados está nos detalhes, na formulação da dieta, escolha, armazenamento e mistura dos ingredientes e manejo de cocho. 

A atenção em todas as etapas possibilita fornecer uma dieta balanceada aos animais para o bom ganho de peso e deposição de carcaça. Caso contrário, o animal não consumirá a quantidade de alimento e/ou os nutrientes necessários. Em ambos os casos, o resultado de desempenho animal e o financeiro é comprometido.

A tecnologia na gestão das operações do confinamento auxilia no controle e execução das atividades de acordo com a realidade de cada fazenda. O novo módulo de confinamento do iRancho contribui para que a dieta formulada, produzida, fornecida e consumida pelos animais, sejam iguais. As funcionalidades do sistema são inúmeras, dentre elas citam-se o registro das quantidades de ingredientes, distribuição dos tratos, consumo de matéria seca e configuração da leitura de cocho

O custo com a nutrição de animais confinados pode chegar a 70% dos custos totais de produção. A gestão dos dados financeiros e produtivos feita por meio do iRancho ajuda no acompanhamento do custo da nutrição e demais custos, evitando surpresas e possibilitando a avaliação financeira dos lotes, durante e ao final da operação.

Alguns pontos de atenção na nutrição estão relacionados à:

Dieta 

Formular uma dieta que atenda as exigências nutricionais dos animais, levando em consideração o peso, sexo, raça, condição corporal entre outros.

Consumo de matéria seca (MS)

O consumo de MS é o principal fator de impacto no ganho de peso. Os animais precisam consumir a quantidade de alimento projetada na formulação para receber todos os nutrientes necessários para seu crescimento e deposição de carcaça. 

Manejo de cocho

Boi gosta de rotina. Recomenda-se o fornecimento do trato diariamente no mesmo horário, sem mudanças bruscas para evitar oscilações no consumo de MS. 

A leitura de cocho bem feita evita a falta de alimento que atrapalha o ganho de peso, ou a sobra excessiva, que aumenta o desperdício e o custo da arroba produzida. 

Água

A água é fundamental para a sobrevivência dos animais. Durante o confinamento a atenção se deve à quantidade e qualidade da água fornecida. 

Não há uma regra para limpeza de bebedouros, alguns confinamentos conseguem fazer limpeza diária, outros cerca de 2 a 3 vezes na semana. O ponto principal é ter água limpa. 

Ter bebedouros com esvaziamento e enchimento rápido para facilitar a limpeza e o abastecimento, evitando a falta de água. 

Você já se atentou a estes pontos antes? Continue navegando em nosso blog e confira mais conteúdos que vão te ajudar na lida.

Compartilhe:

Assine nossa Newsletter!