Menu

Como a seleção genômica vai ajudar o seu rebanho?

Por em 21 de setembro de 2021

A seleção genômica é uma das ferramentas mais atuais à disposição da pecuária de corte e leite. Consiste em selecionar por meio dos marcadores genéticos de um animal e não só pelos seus resultados no campo. 

Com uma pequena amostra do pelo do animal, sangue ou sêmen é possível identificar geneticamente características como ganho de peso, reprodução, habilidade materna e até qualidade de carne. Tudo isso em uma velocidade muito grande.

O que é a genômica?

É definida como uma técnica do melhoramento genético que consiste no sequenciamento do genoma, possibilitando mapear milhares de marcadores genéticos responsáveis por várias características. Combinada a bio-estatística e a conceitos genéticos e de fisiologia se tornou possível desvendar a estrutura e as funções do genoma. Isto é, definir heranças genéticas e probabilidades para doenças, por exemplo, e muitas outras características.

O genoma do bovino foi mapeado em 2008 e, hoje, já são dezenas de milhares de marcadores identificados. Portanto, já é possível prever, com precisão, diversas características.

A técnica começou a ser aplicada no gado de leite e revolucionou a seleção na América do Norte. Para se ter ideia, só nos Estados Unidos são mais de 2 milhões de animais da raça holandesa genotipados. No gado de corte, o Angus é a raça com o maior número de animais genotipados.

No Brasil, a maioria dos programas de melhoramento genético das principais raças de corte, zebuínas ou taurinas, já tem ou estão em processo de avaliação genômica.

Antes e Depois da Genômica

Durante muito tempo, a forma de seleção para melhorar o rebanho foi observar os resultados da progênie de determinados acasalamentos. Anotava-se características fenotípicas, histórico de fertilidade e parâmetros de seus descendentes. Para provar um touro com acurácia elevada era necessária algumas gerações. 

A genômica veio para encurtar esse tempo de seleção. Para se ter ideia, é possível ter avaliação genômica de um animal logo ao nascer.  Por isso a técnica, junto com a avaliação clássica, promove um salto genético. Possibilita corrigir pedigree, reduzir o intervalo entre gerações e manter a variabilidade genética, controlando a consanguinidade. Também vem agregar em características mais difíceis ou demoradas de se medir no método clássico, como longevidade, saúde dos animais, qualidade de carcaça e carne. 

Benefícios em Animais Jovens

Uma das grandes vantagens da avaliação genômica é a possibilidade de usar na estação de monta animais jovens. Antes, o pecuarista hesitava em usar touros jovens no rebanho por falta de informação. O hábito, na maioria das propriedades, era 30% de animais jovens e 70% de animais provados. 

Mas com a genômica, esse cenário começa a se inverter. Isso porque a avaliação genômica dobra a acurácia em animais jovens. Um estudo da Embrapa em parceria com a ABCZ e feito com animais Nelore genotipados, mostra um ganho de 50% na acurácia de animais jovens testados para várias características. 

Quais são os outros ganhos?

A genômica pode ajudar a medir praticamente todas características, mas claro que em algumas o método clássico cumpre bem seu papel, como ganho de peso, medidas corporais e escore corporal. 

Porém, são em características de alto valor comercial e de difícil mensuração que a genômica está dando e ainda dará importante contribuição. Exemplo: produção de leite,  eficiência alimentar,  emissão de metano,  resistência a doenças (carrapatos), adaptabilidade aos trópicos,  longevidade, qualidade da carne, como maciez e marmoreio.

Genética e Gestão

O investimento na seleção genômica e em animais geneticamente superiores exige gestão, acompanhamento do histórico produtivo e reprodutivo. O sistema de gestão iRancho cumpre esse papel. Ajuda você a entender o resultado dos acasalamentos com acesso a relatórios e gráficos estatísticos sobre o desempenho do seu rebanho, inclusive com taxa de sucesso por categoria de matriz, touro, inseminador e muito mais. Veja como isso funciona usando o sistema gratuitamente. Faça algumas simulações clicando aqui.

Pecuarista de Sucesso

Você chegou a mais um artigo do Pecuarista de Sucesso, uma jornada de conhecimento da iRancho dedicada à pecuária de corte, compartilhando conhecimento e ajudando na tomada de decisão. Caso você tenha perdido alguma de nossas lições, deixamos abaixo o link dos dois últimos temas. Aproveite e boa leitura!

Melhoramento Genético: saiba como entender as provas zootécnicas

Melhoramento genético e os tipos de acasalamento

Referências Bibliográficas:

Ferramentas e Estratégias para o Melhoramento Genético de Bovinos de Corte – Embrapa Gado de Corte – Set, 2009 / Coleção 500 Perguntas – 500 Respostas – Gado de Corte – Embrapa

SOBRE O AUTOR

Preencha o formulário e garanta seu teste grátis

Av. 136, 638 - 3 andar - St. Marista, Goiânia - GO, 74180-040

(62) 3414-7361
(62) 98139-3868
© iRancho - Sistema de Gestão Pecuária de Corte. CNPJ: 26.542.466/0001-02
Open chat