Na imagem, vemos vários bovinos em uma pastagem arborizada ilustrando matéria de vermifugação estratégica

Garanta a saúde dos animais com a vermifugação estratégica

Estratégias eficazes para o controle de vermes no gado. (Fonte: Canva).As verminoses são doenças parasitárias que causam inúmeros prejuízos na pecuária. Dessa forma, elas contribuem para a redução no desempenho produtivo, queda na imunidade que pode levar à morte Por isso, elaborar estratégias de controle e de vermifugação estratégica é fundamental para ter animais saudáveis e boa lucratividade no negócio pecuário.

Diversos órgãos como fígado, rim, pâncreas, abomaso, intestino delgado e pulmões podem ser parasitados. No entanto, na grande maioria dos casos, a doença passa despercebida. O sinal mais visível é apenas a queda no desempenho, que pode chegar a 20%

Dessa forma, existem estratégias importantes a serem adotadas na propriedade a fim de controlar as verminoses em bovinos e evitar perdas econômicas decorrentes do menor ganho de peso. 

Quer saber mais sobre a vermifugação estratégica dos animais? Pois bem, continue com a gente!

Como definir a vermifugação estratégica de bovinos?

A importância da vermifugação em gado.
Estratégias eficazes para o controle de verme no gado. (Fonte: Canva)

A vermifugação estratégica de bovinos precisa ser definida junto a um profissional capacitado que fará a elaboração do calendário com controles e indicação de medicamentos. Isso ocorre com o objetivo de reduzir a quantidade de parasitas no decorrer do ano, principalmente em animais jovens que apresentam maior risco de verminose.

De forma geral, as estratégias de vermifugação estão relacionadas ao tratamento dos animais em condições de ambiente que favorecem o desenvolvimento parasitário. Como entradas em novas áreas, confinamento ou compra de animais, por exemplo. É importante lembrar que ao aplicar antiparasitários, é preciso respeitar o período de carência do produto.

Nos confinamentos, por exemplo, é muito comum e necessário o manejo de entrada correto com uso de antiparasitários para controlar o nível de infecção na entrada e reduzir no decorrer do confinamento. No caso da suspeita de infecção por parasitas, os veterinários podem recomendar a realização de exames das fezes de alguns animais. Dessa forma, essa prática ajuda a identificar o nível de infecção do rebanho e a gravidade da verminose.

Quando não há um manejo de entrada bem-feito, os animais podem apresentar casos mais severos com presença de diarreia, fraqueza, problemas respiratórios, anemia e, sobretudo, a morte.

Entenda a importância do manejo sanitário.

Veja alguns cuidados no controle de verminoses:

  • Utilizar sempre a dosagem recomendada;
  • Não trocar de medicamento com frequência ou sem um respaldo técnico;
  • Elaborar um calendário adequado para a sua propriedade e de acordo com a região;
  • Fique atento ao piquete de maternidade, mantendo a área limpa e livre de contaminação.
  • Forneça aos animais sempre água limpa e sem contaminantes;
  • Mantenha a limpeza correta dos bebedouros.

Acompanhe o desempenho animal por meio do iRancho

A vermifugação estratégica do rebanho é uma prática que deve ser repetida anualmente na propriedade. Nesse sentido, é possível executá-la em conjunto com outras práticas de manejo e sanidade animal, como as vacinações.

O uso de software de gestão como o iRancho, é imprescindível para acompanhar o desempenho animal e observar qualquer diferença do ganho projetado a fim de buscar a causa e solução de forma antecipada, e como resultado, o sistema evita maiores prejuízos.  

iRancho: sistema de gestão de fazenda
Com o iRancho fica fácil coletar os dados pertinentes do seu rebanho.

Compartilhe:

Assine nossa Newsletter!