Início da safra 2019/2020

É hoje, dia 1 de julho, o início da safra 2019/2020. Isso porque, na agropecuária, a safra de engorda de capim vai do dia primeiro de julho ao dia trinta de junho do ano subsequente.

Quando analisamos dessa forma, conseguimos mensurar os resultados da pecuária e da agricultura no mesmo período, o que é extremamente importante em fazendas com integração.

Além disso, o ciclo do nascimento até o desmame ocorre nessa época em fazendas de criação e é o melhor momento para acompanhar a curva de crescimento e o ciclo de vida das gramíneas e forrageiras nos pastos.

É por esses motivos que, quando falamos sobre agropecuária, o mês de julho é o mais importante. Além de ser fundamental pelo fechamento da safra anterior, é o mês ideal para começar o planejamento da próxima safra.

Para a safra de 2019/2020, devemos transformar nossos erros da última safra em aprendizados. Assim, podemos tomar decisões melhores e, consequentemente, obtemos melhores resultados.

De acordo com Rodrigo Albuquerque, do Notícias do Front, a última safra acabou com preços bem firmes, sem escalas longas, e o atacado da carne se manteve enxuto. O semestre terminou com R$2,25/@ acima do nível de quando o ano começou, o que é um bom sinal.

Apesar disso, Albuquerque acredita que ainda estamos em um período incerto para que seja possível fazer quaisquer previsões sobre a arroba, uma vez que estamos na fase de transição dos pastos para os sistemas intensivos.

Já o comentarista Benedito Rosa, do Canal Rural, afirma que há poucos dias antes do início da safra 2019/2020, os produtores já estavam de olho em questões como clima, mercado internacional, preços e, inclusive, as novas condições de financiamento do Plano Safra 2019/2020.

Apesar dos muitos problemas, ele acredita que o ânimo do agricultor está bom.

 

Fontes: Notícias do Front, Canal Rural e Instituto Inttegra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *