Na imagem, vemos diversos colaboradores trabalhando no em um curral bovino. Ao todo, temos 2 pessoas trabalhando em pé, próximo ao brete onde o bovino está, uma pessoa operando um máquina e duas mãos, manuseando brincos, sendo que uma delas está próxima a tela de um notebook. Foto ilustra a matéria de gestão de pessoas na fazenda.

Gestão de pessoas na fazenda: como treinar, engajar e reter funcionários?

Existe uma frase muito interessante que diz o seguinte:
100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.

Simon Sinek

A frase acima se aplica a qualquer tipo de negócio, inclusive o pecuário. Uma pecuária eficiente e lucrativa é o resultado da combinação de genética animal, nutrição, manejos, sanidade, reprodução e gestão.

A condução de todos os processos e utilização dos recursos é feita por pessoas. Assim sendo, o sucesso da pecuária depende de uma boa gestão de pessoas na fazenda. Para isso, é preciso que a propriedade tenha colaboradores capacitados e engajados que trabalhem com propósito alinhados aos objetivos do negócio.

Como realizar uma boa gestão de pessoas na fazenda?

Primeiramente, é preciso conhecer os colaboradores, as funções e as atribuições de cada cargo para uma boa gestão. Caso não existam, é importante definir.

Dessa forma, cada funcionário exercerá as funções voltadas para o seu cargo, assim, o pecuarista pode cobrar desempenho compatível com a atribuição.

Além disso, o colaborador terá um melhor direcionamento e se dedicará ao que realmente é uma prioridade. Logo, deixará de ser o “faz tudo” que fica perdido e sobrecarregado.

Retenção de talentos e redução de rotatividade

Como está o tempo médio de permanência dos colaboradores na propriedade? Tem muita rotatividade? Trabalhar na fazenda é atrativo? Como reter talentos?

A retenção de talentos na propriedade e a redução da rotatividade estão ligadas a uma série de fatores que englobam a remuneração e as condições do ambiente de trabalho

No aspecto da retenção de talentos na fazenda, além do salário é fundamental um bom ambiente de trabalho, com condições de higiene adequadas, alimentação e conforto. Sendo assim, a infraestrutura de banheiros, refeitórios, bebedouros e moradia precisa atender as necessidades da equipe, levando em consideração a realidade de cada local.

Salário e planos de carreira

Os valores pagos aos funcionários devem ser compatíveis com o que é estabelecido por lei e de acordo com os cargos ocupados.

Na imagem, vemos um fundo desfocado de paisagem folheada ao fundo. Além de um pote com moedas e ao lado, três montinhos com moedas, cada um de tamanho, seguindo a sequência do menor para maior. Foto ilustra matéria de gestão de pessoas na fazenda.
Um bom plano de cargos e salários é atrativo para o trabalho no campo. Reprodução: Nattanan Kanchanaprat /Pixabay

Além disso, é interessante oferecer bonificações por produtividade. Mas, é preciso ter cuidado, ao estabelecer metas produtivas. Trabalhe com aquelas que gerem engajamento e sejam alcançáveis. Metas inalcançáveis geram frustração e desânimo na equipe. 

O plano de carreira com cargos e salários é uma outra boa prática a ser adotada. Isso porque ele permite que os colaboradores subam de cargos e melhorem os salários de acordo com a experiência e desempenho na fazenda. 

Para um bom engajamento da equipe, ainda é importante escutar os colaboradores, além de ouvir dúvidas e sugestões. Isso auxilia a corrigir falhas e direcionar melhor os treinamentos. 

Invista e realize capacitações periódicas, voltados ao aprendizado e aperfeiçoamento de atividades realizadas no dia a dia, a fim de garantir um bom desempenho de pessoas. Além disso, mantenha bons líderes para conduzirem a equipe.

As 10 melhores dicas para engajar os funcionários na fazenda

Abaixo, separamos as 10 melhores práticas para atrair, reter e engajar os colaboradores da fazenda.

Confira:

  1. Plano de Salários compatível com o cargo e funções;
  2. Divisão de cargos e tarefas compatíveis;
  3. Oportunidade de crescimento e progressão;
  4. Bonificações por produtividade com base em metas alcançáveis;
  5. Realização de capacitações periódicas;
  6. Boas condições de trabalho, além de segurança e conforto para a família do colaborador. 
  7. Benefícios como plano de saúde, vale alimentação, vale transporte, dentre outros;
  8. Deixe claro os valores e propósito da empresa;
  9. Receba, acolha os feedbacks e elabore soluções;
  10. Utilize ferramentas fáceis, simples e acessíveis aos colaboradores, como o iRancho.
Na imagem, temos ao fundo, um animal bovino se alimentando em um pasto com fundo desfocado e árvores ao fundo. Em destaque, temos uma mão feminina segurando um celular na tela inicial do iRancho. Foto ilustra matéria de gestão de pessoas na fazenda.
Conte com um sistema completa para otimizar a gestão pecuária

Software de gestão auxilia na gestão de pessoas na fazenda

A dica final é organizar os processos e atividades utilizando o iRancho. Além disso, o software de gestão completo, é simples e fácil de utilizar e oferece inúmeras vantagens.

Por meio dele, é possível fazer lançamentos, acompanhar e registrar o manejo de forma eficiente. Adicionalmente,  terá em mãos todos os resultados técnicos e financeiros necessários para uma gestão eficiente da fazenda de pecuária de corte.

Em resumo:

Uma equipe com as ferramentas certas gera melhores resultados! 

Compartilhe:

Assine nossa Newsletter!