Menu

Confinamento a pasto: confira dicas e uma simulação de sucesso

Por em 4 de julho de 2021

O confinamento a pasto, também conhecido como Terminação Intensiva a Pasto (TIP), é uma estratégia  de engorda para o período seco, mas que atende todo tipo de produtor. Ou seja, atende produtores que não têm grande aporte financeiro para investir em uma estrutura de confinamento.  

Estratégia de confinamento a pasto

Diferente do sistema intensivo tradicional, no confinamento a pasto o gado tem acesso ao capim e à ração ao mesmo tempo. A estratégia consiste em manter os animais no pasto com suplemento na proporção de 1,8% a 2% do peso corporal.

Os nutrientes que faltam no capim são fornecidos via concentrado. Assim, os animais recebem minerais, vitaminas, energia e proteínas suficientes para atender suas exigências nutricionais.

Mas o sucesso desta estratégia depende de um bom manejo do pasto. A taxa de lotação deve ser definida de acordo com a oferta de forragem, ou seja, é preciso conhecer a capacidade de suporte da área. Mas atenção: mesmo com o consumo baixo, o pasto é fonte de fibra, sendo essencial para manter o correto funcionamento do rúmen.

Dicas na condução do confinamento a pasto

  • Planejar cada ação;
  • Fazer período de adaptação (14 a 21 dias);
  • Fornecer o concentrado sempre no mesmo horário;
  • Definir a distância entre os cocho de forma adequada (40 cm por animal);
  • Ter forragem disponível;
  • Calcular a taxa de lotação de acordo com o suporte da área; 
  • Formar lotes homogêneos para evitar competição e consumo errado de concentrado;
  • Oferecer água de qualidade e em quantidade suficiente. Recomenda-se bebedouros de enchimento rápido;
  • Contar com uma equipe capacitada e motivada para conduzir as atividades. 

Ganhos com o confinamento a pasto

O “confinamento a pasto” oferece eficiência produtiva, acima de tudo alta na taxa de lotação e na produção de @/ha/ano. Entretanto, é preciso planejar a operação, definir as metas de ganho e de custos. Sabendo o custo da arroba produzida e vendida (tabela), o pecuarista vai saber a margem de lucro de acordo com o preço da arroba previsto para a data da venda. 

Com o sistema iRancho, é possível acompanhar e registrar os dados de peso dos animais, consumo de concentrado e  os custos com a nutrição. Quer ver como esse tipo de terminação de bovinos funciona? 

Confira a simulação!

Agora que você já sabe como implantar o “confinamento a pasto”, simplifique a gestão da sua fazenda e garanta bons resultados. Um sistema de gestão vai ajudar a organizar esses dados e a chegar nos resultados. Teste o sistema iRancho por 7 dias grátis!

PECUARISTA DE SUCESSO

Essa foi mais uma lição do Pecuarista de Sucesso, uma jornada de conhecimento promovida pela iRancho. Toda semana novos conteúdos de gestão pecuária. Quer embarcar nessa com a gente? Então, veja abaixo as duas lições anteriores. Não se esqueça: o Pecuarista de Sucesso continua…

Veja Também:

Dieta animal: Como a tecnologia pode contribuir?

Pasto e Silagem: veja como produzir a melhor nutrição para o seu rebanho

SOBRE O AUTOR

Preencha o formulário e garanta seu teste grátis

Av. 136, 638 - 3 andar - St. Marista, Goiânia - GO, 74180-040

(62) 3414-7361
(62) 98139-3868
© iRancho - Sistema de Gestão Pecuária de Corte. CNPJ: 26.542.466/0001-02
Open chat