Melhoramento-genetico

5 rotinas para a coleta de dados com método e disciplina

Na coleta de dados do rebanho três pontos são fundamentais para você embarcar nesta jornada com sucesso. Primeiro, é compreender os motivos deste procedimento. Segundo, é identificar quais informações você quer tirar do rebanho. O terceiro e não menos importante, é agir com disciplina e método.

Na última live da imersão “Dos Dados ao Dinheiro”, Gabriel Silveira, Cofundador da Orienta Inteligência Pecuária; Katia Sato, CEO da KJS da Consultoria e Treinamento e o  Thiago Parente, CEO da iRancho explicam sobre as rotinas e metodologias que levam ao Sucesso na Coleta de Dados.

Anote essas dicas finais!

1 – A quantidade não importa mais!

Na qualidade de dados o importante não é mais o quantitativo. É preciso olhar o qualitativo. Por exemplo: quais são os grupos por raça, condição alimentar dos animais, estratégias adotadas em cada categoria ou grupo de animais, situação reprodutiva, etc. Precisamos de informações do rebanho. 

 2 – Invista na sua equipe

A equipe da fazenda é essencial para criar rotina na coleta de dados. Por isso, invista no seu time, treine, explique os motivos da coleta de dados, delegue cada função, identifique suas aptidões e motive. Não esqueça: é a mão-de-obra que traz os resultados para a fazenda!

3 – Padronização

Para comparar o desempenho dos animais é preciso ter uma padronização estabelecida logo na coleta de dados, crie critérios e use para todo rebanho. Por exemplo: pesou um lote em jejum, todos os outros lotes devem ser pesados no jejum.  

4 – Disciplina 

Estabeleça uma rotina de coleta de dados de acordo com as perguntas que precisam ser respondidas na fazenda. Mantenha essa rotina com disciplina até se tornar um hábito de toda equipe. 

5 – Controller

Fique de olho nesta nova função! Cada vez mais a pecuária de corte vai precisar deste profissional para a coleta de dados. Um perfil perseverante, detalhista e dedicado à função de acompanhar cada boi que passa no curral. 

Com todas essas informações fornecidas na imersão “Dos Dados ao Dinheiro”, o próximo passo é AGIR. Procure um consultor do iRancho e implante o sistema de gestão pecuária mais usado no Brasil.

A coleta de dados organizada em um software, conectando toda equipe e fazendo a mensuração dos dados automaticamente traz rapidez ao manejo, precisão e confiabilidade. Esperamos você!

Veja as outras duas lições da imersão “Dos Dados ao Dinheiro”:

Coleta de dados: como fazer e o que coletar na fazenda

Comece uma gestão eficiente na pecuária de corte em 5 passos

Compartilhe:

Assine nossa Newsletter!