Menu

Saiba como fazer a recria intensiva de bezerros em três passos

Por em 8 de abril de 2021

A recria intensiva é uma estratégia utilizada na época da seca, com o objetivo de fornecer alimento de qualidade aos bezerros desmamados. O recurso mantém a velocidade de crescimento e o ganho de peso da cria mesmo sem a oferta de pasto. Além disso, reduz o tempo dos animais na fazenda e ajuda na pecuária de ciclo curto.

Passo 1: Planejamento

Planejar é fundamental em todas as situações. Mas para esse manejo é ainda mais importante. O sucesso produtivo e financeiro dependem da antecedência. Comece um ano antes, ainda mais se o volumoso é produzido na fazenda. No entanto, se o volumoso for comprado, avalie os custos de aquisição, transporte e armazenagem. Também calcule os resultados esperados e os custos com a alimentação por animal ao dia, assim como o custo da operação diária.

Para calcular custo diário total (alimentação + operação), o custo total (diário x dias de recria intensiva) e o custo da arroba produzida (total de arrobas produzidas), veja o exemplo abaixo.

Tabela. Simulação produtiva e financeira da recria intensiva

Registre as informações da suplementação e os resultados de desempenho. Acima de tudo, conte com um sistema de gestão pecuária como o iRancho. Afinal, são os dados confiáveis que geram resultados produtivos e financeiros corretos.

Passo 2: Manejo

Confine os bezerros em piquetes. No cocho, sirva alimento concentrado e um volumoso, que pode ser silagem de capim, milho ou sorgo. Mantenha assim por 100 a 150 dias. Com uma alimentação de qualidade e em quantidade adequada, é possível alcançar um ganho de peso de 3 a 3,5 arrobas no período.

Passo 3: Pastagens

Esse manejo também é uma solução para o pasto durante a transição da seca para o período das águas, momento de rebrota do capim. O pastejo neste período prejudica o crescimento do capim e os animais ainda consomem as folhas novas. Dessa forma, a carga animal é reduzida, dando descanso e melhor condições quando chegar a estação das águas.

Ao final do período, os bezerros podem retornar ao pasto e assim ter maior oferta e qualidade de forragem. Com um pasto bom e o suplemento, os ganhos continuam e, na próxima estação, os animais estarão prontos para a terminação.

Veja também:

Métricas importantes na recria de bovinos de corte

Critérios para escolha da suplementação na recria

SOBRE O AUTOR

Preencha o formulário e garanta seu teste grátis

Av. 136, 638 - 3 andar - St. Marista, Goiânia - GO, 74180-040

(62) 3414-7361
(62) 98139-3868
© iRancho - Sistema de Gestão Pecuária de Corte. CNPJ: 26.542.466/0001-02
Open chat