Diversos gados nelore no curral olhando em direção à câmera

Por que é importante pesar o gado?

“Quantas arrobas a sua fazenda produz?”: se você não tem a boa prática de pesar o gado, certamente terá dificuldade em responder a essa pergunta. 

Na pecuária de corte, além do número de animais, é necessário avaliar a qualidade deles, que está relacionada ao peso corporal e da carcaça. 

Esses aspectos estão ligados diretamente ao resultado financeiro da fazenda

Neste artigo, abordaremos a importância de pesar o gado, destacando os benefícios e a sua importância para a tomada de decisão e lucratividade da operação pecuária.

Afinal, por que pesar o gado?

Para avaliar o desempenho técnico e financeiro da atividade pecuária, diversos indicadores zootécnicos precisam ser calculados. O ganho de peso é um deles. 

A partir do monitoramento do peso inicial e final, juntamente com o intervalo de tempo em dias entre as pesagens, é possível calcular o ganho de peso médio diário (GMD) do gado – métrica fundamental para monitorar a produção e tomar decisões estratégicas na gestão da fazenda.

Ao realizar o controle de peso, o pecuarista consegue avaliar a eficiência da alimentação fornecida e dos manejos. 

Dessa forma, possibilita a tomada de decisões corretivas precocemente, principalmente no ajuste de formulações das dietas, suplementação e lotação das pastagens.

O peso é utilizado para determinar os momentos apropriados para os manejos reprodutivos do rebanho, para cálculo do estoque e seleção de animais. A perda de peso pode ainda servir como indicativo de problemas nutricionais ou de saúde no rebanho.

A administração de medicamentos e vacinas em animais requer o conhecimento preciso do peso corporal. Erros na dosagem devido a pesos incorretos podem comprometer a eficácia dos tratamentos ou medidas preventivas. 

A subdosagem pode levar ao desenvolvimento de resistência aos medicamentos, enquanto a superdosagem aumenta o risco de toxicidade. 

Portanto, é essencial garantir a precisão do controle de peso dos animais para uma administração adequada e segura dos medicamentos e vacinas.

Por fim, o peso do gado impacta diretamente tanto nos custos de produção quanto na lucratividade

Isso ocorre porque a projeção dos custos é calculada com base no desempenho esperado dos animais, enquanto a receita da venda depende do alcance do peso adequado para abate ou venda. 

Assim, o peso dos animais é um elemento fundamental na gestão financeira da atividade pecuária, influenciando diretamente no quanto o negócio é capaz de lucrar.

Como pesar o gado corretamente?

O ideal é que a pesagem seja realizada de forma individual, rápida, precisa e sem estresse para os animais

A frequência das pesagens deve ser determinada de acordo com a estratégia adotada, a logística da fazenda e a disponibilidade de colaboradores. 

É crucial que o peso obtido seja confiável, por isso é recomendado o uso de balanças de qualidade e devidamente calibradas. 

Atualmente, existem tecnologias inovadoras para a pesagem do gado, como o uso de câmeras ou sistemas de pesagem inteligente em que o animal passa na plataforma sozinho, sem intervenção humana, com coleta e automatização no envio de dados. 

No entanto, é importante ressaltar que uma parcela significativa das fazendas de pecuária de corte ainda não dispõe nem mesmo de balanças tradicionais. 

Quais benefícios do controle de peso na fazenda?

Os benefícios são diversos, como veremos abaixo:

Melhora a eficiência alimentar

Permite ajustar a dieta conforme as necessidades dos animais, garantido nutrição adequada

Prevenção de doenças

O monitoramento sobre como os animais ganham peso ao longo do tempo contribui para a observação de como a curva de crescimento é influenciada pelos manejos.

Além de ajudar na identificação de possíveis problemas de saúde e na correção imediata. 

Separação dos animais em lotes

Ao conhecer o peso dos animais, torna-se mais fácil separar os lotes e evitar perdas na venda, principalmente em situações em que os animais são comercializados por cabeça

Desempenho do rebanho

Ter esse controle é fundamental para que o pecuarista possa fazer um planejamento preciso de abate ou venda.

E então, você percebeu como pesar o gado é uma prática essencial para transformar a fazenda em um negócio lucrativo?

Agora, continue aprendendo! Entenda também sobre os principais indicadores produtivos para checar a eficiência dos manejos do rebanho. Boa leitura!

Compartilhe:

Assine nossa Newsletter!