Banco do Brasil investe na "Pecuária do Futuro" por meio da rastreabilidade bovina, tecnologia do SafeBeef

BB e startups estruturam projeto de modernização da pecuária

iRancho fecha grande parceria com o Banco do Brasil, que resultará em dados significativos para toda cadeia produtiva. O projeto “Pecuária do Futuro” visa revolucionar a criação de gado com gestão e rastreabilidade bovina, por meio das soluções iRancho e SafeBeef. Dessa forma, a promoção de práticas sustentáveis modernizam a pecuária de hoje para dar espaço à atividade mais sustentável de amanhã. Confira o texto na íntegra, logo abaixo.

Texto na íntegra

Banco do Brasil investe na "Pecuária do Futuro"com iRancho, por meio da rastreabilidade bovina, tecnologia do SafeBeef.
iRancho cria aplicativo de rastreabilidade bovina SafeBeef e fecha acordo de práticas sustentáveis com o Banco do Brasil. (Créditos: Scot – Confina Brasil)

O Banco do Brasil e as startups iRancho, Traive e MyCarbon vão formalizar uma parceria para colocar de pé o projeto “Pecuária do Futuro”. O objetivo é investir em gestão, rastreabilidade e geração de crédito de carbono. Portanto, essas inovações são capazes de modernizar a criação de gado de corte no país. Além de promover um modelo de negócios sustentável e aumentar os lucros dessa atividade.

Saiba mais sobre rastreabilidade e carne sustentável, clique aqui.

Nesse sentido, um acordo de cooperação em inovação será assinado entre BB e as três agtechs durante a 36ª edição do Show Rural Coopavel,em Cascavel (PR), no início de fevereiro.

Com o projeto, os parceiros querem também acelerar a recuperação das pastagens degradadas já mapeadas pelo banco, em consonância com o programa recém-lançado pelo governo federal para a mesma finalidade.

Em síntese, a iRancho é uma startup brasileira de gestão pecuária. O Banco do Brasil é sócio da empresa, com a qual já tem parcerias para projetos de rastreabilidade. A Traive é uma agtech que usa a tecnologia de inteligência artificial para calcular o perfil de risco de crédito de produtores rurais e atua como correspondente bancária do BB. A MyCarbon é uma subsidiária da Minerva Foods focada em desenvolvimento e comercialização de créditos de carbono.

Houve teste no novo modelo de negócio da “Pecuária do Futuro” em um projeto-piloto em Araguaína (TO), em outubro de 2023. Nesse sentido, o teste envolveu desde a oferta de crédito rural para a recuperação das pastagens até a apresentação e aplicação de soluções nas áreas de gestão da propriedade, rastreabilidade dos bovinos e emissão de créditos de carbono. Segundo o BB, se usufruírem de forma integrada, essas inovações trarão benefícios para toda a cadeia produtiva.

Além disso, a parceria inclui o compromisso do Banco do Brasil de destinar crédito para o financiamento desses pacotes tecnológicos, além do recurso para a conversão das pastagens. De 10 de julho de 2023 a 10 de novembro de 2023, por exemplo, o banco desembolsou R$ 507 milhões para a recuperação de cerca de 111 mil hectares.

“A pecuária brasileira está prestes a dar um salto significativo em direção a um futuro ainda mais sustentável”, disse o diretor de Agronegócios e Agricultura Familiar do BB, Jayme Pinto Júnior.

A cerimônia no Paraná terá a apresentação do programa e palestras técnicas. Mas o BB não informou valores específicos para o financiamento dos investimentos em tecnologia e inovação. Além disso, também não informou se há uma meta de área a ser contemplada com o novo modelo de negócio pecuário. O crédito para a conversão de pastagens faz parte dos valores já disponíveis em algumas linhas. Nas do Plano Safra e outras que poderão surgir no Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD).

O BB participou ativamente da elaboração do programa. Ademais, a área técnica do banco mapeou cerca de 101 milhões de hectares de pastagens com nível de degradação. O que, infelizmente, gera perdas substanciais de produtividade.

Sendo assim, a meta do governo federal é recuperar 40 milhões de hectares de áreas degradadas no programa. Estes, são locais com alta aptidão para conversão em lavouras ou para recuperação da qualidade das pastagens.

“O PNCPD tornará a pecuária brasileira ainda mais produtiva e sustentável, fato que reforça o protagonismo do agronegócio brasileiro no mercado mundial e atrai investidores”, completou Jayme Pinto Júnior.

Por fim, veja tudo que saiu na mídia por meio dos principais portais Globo RuralBanco do Brasil, BeefPoint e Planeta Campo.

Quer saber ainda mais sobre nossa solução? Solicite uma apresentação agora mesmo e comece grátis!

iRancho, a melhor gestão para sua fazenda de gado de corte.
Simplifique a gestão de gado com o sistema iRancho. (Crédito: iRancho)

 

 

 

Compartilhe:

Assine nossa Newsletter!