Recria intensiva na pecuária de ciclo curto



A recria intensiva é uma estratégia utilizada na época seca do ano, que visa fornecer alimentos de qualidade aos bezerros desmamados, para que continuem a crescer e ganhar peso. 

Os bezerros são confinados em piquetes e recebem no cocho alimento concentrado e um volumoso que pode ser silagem de capim, milho ou sorgo, por um período de 100 a 150 dias. 

Com o fornecimento de uma alimentação de qualidade e em quantidade que atenda as exigências nutricionais dos animais, eles alcançam ganhos de peso de 3 a 3,5@. Dessa forma, os animais conseguem manter seu crescimento durante a seca, que é considerada uma fase crítica para a pecuária. 

Outra vantagem da recria intensiva é o alívio dos pastos na transição seca/águas, momento da rebrota do capim. O pastejo intenso neste período prejudicará o seu crescimento, pois os animais consomem as folhas novas. Assim, com a recria intensiva, reduz-se a carga animal na pastagem para que esta se recupere e possa suportar o pastejo na estação das águas que se inicia.Ao final da recria intensiva os bezerros retornam aos pastos, já na estação das águas, época em que há maior disponibilidade e qualidade de forragem. Agora, com um pasto bom e uma boa suplementação os ganhos continuam, e na próxima estação os animais estarão prontos para a terminação.

Planejamento da recria intensiva

O planejamento é fundamental para o sucesso de toda atividade e precisa ser feito com antecedência. Por isso, recomenda-se que a recria intensiva seja planejada no ano anterior a sua realização, principalmente se o volumoso for produzido na fazenda. No entanto, caso a propriedade compre o volumoso, é importante avaliar os custos de aquisição, transporte e armazenamento. Ao planejar a recria intensiva é preciso projetar os resultados esperados e os custos de alimentação/animal/dia, bem como o custo operacional diário. Para calcular o custo diário total (alimentação + operacional), o custo total (diário x dias de recria intensiva) e o custo da @produzida (total/@produzidas), conforme tabela abaixo.

Tabela. Simulação produtiva e financeira da recria intensiva

O pecuarista pode comparar o planejado com os resultados da suplementação que utiliza atualmente na fazenda e assim, optar pela estratégia que tenha maior viabilidade técnica e financeira. Pensando nisso, o iRancho é uma ferramenta completa que te auxilia no registro das informações da suplementação, resultados de desempenho e na gestão da fazenda.

Portanto, a recria intensiva é uma estratégia eficiente para manter o desempenho na época seca, contribui para reduzir o tempo de permanência dos animais na fazenda e ajuda a obter uma pecuária de ciclo curto. Consequentemente, colabora para a melhoria dos resultados produtivos e financeiros da fazenda, tornando a atividade mais competitiva e lucrativa. 
Quer saber como utilizar o iRancho para simplificar a gestão  e melhorar os resultados da sua fazenda? Entre em contato conosco!


Por: Fabíola Lino. Doutora em Zootecnia, professora universitária e Diretora Estadual da Associação Brasileira de Zootecnistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *