Farelo de soja fecha o ano com preços em alta

Estiagem no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul pode reduzir safra do grão em 2019

Farelo de soja em 2019

O pecuarista tem que estar atento ao preço do farelo de soja em 2019. Segundo dados da Scot Consultoria, neste ano o preço do insumo subiu 32% em São Paulo, atingindo o pico em junho quando a tonelada ficou cotada em R$ 1.455,90. A alta no farelo acompanhou os preços do grão, que valorizou por conta do câmbio e também com a quebra na safra da Argentina, depois de uma forte estiagem por lá.

Em 2019 é a safra de soja do Brasil que está ameaçada. A seca prolongada no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul deve comprometer a produtividade nesta temporada, reduzir a safra e, novamente, elevar os preços do farelo de soja.

Além do mais, mesmo sem contabilizar os prejuízos com a estiagem, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) já estimou em seu relatório uma produção menor de farelo de soja em 2019. A expectativa é de 32,60 milhões de toneladas, 0,6% a menos que em 2018. O que pode equilibrar os preços é o estoque de passagem, estimado 3,14 milhões de toneladas, o maior volume nos últimos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *