Boas perspectivas para os pecuaristas em 2019

A economia brasileira deve crescer 2,53% em 2019. Caso esse dado se confirme, o país terá o maior desenvolvimento econômico dos últimos seis anos. Os dados estão no relatório semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), que traz boas perspectivas para os pecuaristas brasileiros.

Todo mundo esperando abrir a porteira de 2019!

Segundo o relatório, com o crescimento da economia a tendência é aumentar o consumo de carne bovina, que historicamente está associado com o poder aquisitivo do brasileiro. O IMEA ainda destaca um promissor cenário no mercado externo, puxado pela alta nas exportações para a China e a reabertura da Rússia.

Do lado da oferta, em 2019 ainda haverá um volume considerável de animais para abate, mas o mercado deve dar sinais de retração até o fim do ano. O crescimento do abate de fêmeas nos últimos dois anos vai valorizar ainda mais o mercado de reposição. Para se ter ideia, só este ano o preço do bezerro teve alta de 10,11%, cotado em R$ 1.221,26, em média.

Olhando o ano de 2018, os números também são animadores. O mercado ficou mais calmo se comparado ao período de 2017. O volume de animais ofertados cresceu quase 10%, mesmo assim houve um equilíbrio entre oferta e demanda, com a arroba do boi gordo registrando valorização acima da inflação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *